sexta-feira, 6 de junho de 2014

A PELEJA ENTRE O PSIQUIATRA, O PSICÓLOGO E O PACIENTE

A PELEJA ENTRE O PSIQUIATRA, O PSICÓLOGO E O PACIENTE

O psiquiatra me receita remédios mágicos
com fórmulas milimetricamente exatas
para me manter feliz e me fazer dormir.

O psicólogo com seu ar de sábio
como um inquisidor quer me fazer confessar
todos os meus problemas ocultos e enterrados.

Sou a perfeita cobaia humana
e eles querem sugar meus desejos sublimados.
Esses deuses de jaleco branco todo-poderosos
pensam que sabem tudo sobre o ser humano
com suas teorias e práticas científicas.

Mas se esquecem da metafísica da alma,
desse universo infinito que carregamos pela vida
e que sempre reserva surpresas ininteligíveis.
No fundo, bem lá no fundo os loucos
é que sempre tem razão pois não precisam
da sobriedade inatingível da razão.

E no auge de sua loucura desvairada
enxergam um mundo que seres normais
não conseguem e não podem perceber.
Pois a razão apesar de toda carga de certezas
é cega para enxergar um mundo paralelo
que coexiste com este plano material
e que somente os loucos conseguem notar
com seus olhos vidrados e sobrecarregados
de visões intransponíveis para os ditos seres sãos.

 Tibor Wonten, 2 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário